Tecnologia 4G chega em Salvador: Será essa a internet dos sonhos?

Quem ainda não passou por essa situação? Acho que todos já vivenciaram algo parecido… seja num barzinho, casa de show, casamento, shopping, pontos turísticos de Salvador, Arena Fonte Nova e tira aquela foto maravilhosa com os amigos, parentes, conhecidos, colegas de trabalho, namorado(a) ou só da paisagem fantástica, mas  na animação quer logo “postar” a foto, fazer um “check in no facebook”, mandar um e-mail ou tirar uma duvida na internet. Mas, quando pega o celular de ultima geração, a internet carrega tão lentamente que você tem duas opções: Desiste e continua vivendo o momento ou deixa carregando por horas a fio.

Agora… Chegou a internet 4G! (a solução dos seus problemas… será?)

Será que vai ser tão rápida assim?

Será que vai ser tão rápida assim?

4G – Na avaliação de especialistas ouvidos pelo G1, será ao menos 20 vezes mais rápida que a atual rede 3G.

A faixa de frequência de 2,5 giga hertz foi selecionada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para permitir a transmissão de dados sem fio em alta velocidade no país. Algumas operadoras já estão utilizado a internet 4G, como: Vivo, Tim, Oi e Claro e em Salvador, já estão sendo operadas.

A tecnologia LTE permitirá que o internauta brasileiro faça o download de uma foto em 1 segundo ou baixe uma música em 2 segundos, em seu Smartphone, Tablet ou com um modem 4G portátil no computador ou notebook. A previsão se baseia em uma oferta local nas velocidades entre 5 e 12 megabits por segundo (Mbps) estimada pelas consultorias Telecom e IDC Brasil. A velocidade real estimada para as redes 4G representa um acesso de 20 a 40 vezes mais rápido, em média, do que o alcançado com as atuais redes 3G – entre 256 kilobits por segundo (Kbps) e 1 Mbps.

No entanto o G1 veio à Salvador (na ultima sexta feira, 26) fazer um teste dessa internet dos sonhos, rede que promete ser entre 20 e 40 vezes mais rápida que a 3G e que está em operação na cidade desde 16 de abril.

No entanto, detectou que em Salvador o 4G pega bem: Na Arena Fonte Nova, que será palco de jogos na Copa das Confederações, em junho, no Elevador Lacerda, um dos principais pontos turísticos da cidade e até em uma região hoteleira do bairro do Rio Vermelho. O que deixou a desejar, foi o 4G no Aeroporto. Segundo a operadora, o serviço, que atende em um primeiro momento a 36 bairros bairros de Salvador, ainda não atinge a região que faz limite com o município de Lauro de Freitas.

Durante os testes, a reportagem utilizou um aparelho Motorola Razr HD, cedido pela operadora Claro, primeira empresa a oferecer o serviço no país.

Notável: Durante os testes, a internet 4G atingiu a velocidade máxima de 5 megabits por segundo, (Mbps) com download no bairro do Rio Vermelho, frente ao pico de velocidade de 1 Mbps da internet 3G utilizada em um segundo aparelho de mesmo modelo e testado no mesmo local. As aferições foram realizadas com o aplicativo Speed Test, pré-instalado no aparelho.

A diferença não chegou a ser até 40 vezes maior, como a tecnologia promete, mas mostrou que há um potencial para ser expandido quando a capital baiana contar com 100% de cobertura pela Claro e as demais operadoras iniciarem a concorrência pela fatia de mercado da nova internet móvel.

Nesse vídeo do Olhar Digital, eles mostram como é o teste da tecnologia 4G, em SP e Rio. Se aqui em Salvador for tão rápido assim, vai ser ótimo, pra quem ama usar a internet o tempo todo.

Segundo um levantamento da Anatel, o 4G da Claro teve aproximadamente 14,7 mil acessos até o mês de março deste ano. De acordo com uma resolução da agência, a expectativa é que as demais operadores ofereçam o serviço de 4G antes do início da Copa das Confederações, como data para início em 15 de junho. Em Salvador, o primeiro jogo acontece no dia 20 de junho. No entanto, acabou chegando antes do previsto (o que pode ser bom) e  já temos o 4G na Vivo, Tim, Oi e Claro. Agora é esperar pra ver se o 4G será a resolução dos nossos problemas ou apenas mais uma promessa falha.

Mas é bom destacar, que Salvador não tem estrutura de uma cidade Wi-fi, pois aqui não adianta toda essa tecnologia se a cidade não tem um preparo para isso. A ideia do 4G é ótima para cidades como São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasilia, que investem em uma cidade 100% Wi-fi.

Será a resolução dos nossos problemas? Ou apenas mais uma promessa falha? Vamos aguardar os próximos capítulos.

Fonte: G1.

Publicado por: Jéssica Dieder e Emily Falcão.

2 pensamentos sobre “Tecnologia 4G chega em Salvador: Será essa a internet dos sonhos?

  1. Pois aqui em salvador não adianta toda essa tecnologia se a cidade nao tem um preparo ou seja se o governo não investe na estrutura wi-fi , de graça , boa e rápida para todos… em todos os lugares da cidade. Teremos tecnologia para brincar ou usar o mínimo. Mas a ideia do 4G é ótima para aqueles que investem em uma cidade 100% wi-fi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s