MARKETING PROMOCIONAL – NOVOS OLHARES

O marketing promocional é a melhor e mais barata ferramenta para o aumento das vendas e para o crescimento de uma empresa.  Por permitir um direcionamento a um público específico e possibilitar ações simples e de baixo custo, a estratégia é uma das mais rentáveis e eficazes. A mídia tradicional tem apresentando uma queda considerável e fica cada vez mais cara. Hoje em dia, realizar ações de marketing localizado para um público-alvo específico dá muito mais resultado do que quando uma empresa gasta milhões para atingir um público do horário nobre de televisão, por exemplo. Considerando que  quase todos os produtos estão no mesmo patamar, o diferencial é a criatividade. Pode-se executar uma ação muito simples. O importante é ter uma boa ideia.

Com os sucessivos aumentos nos custos dos veículos de massa, associado ao acirramento da concorrência causada pela globalização, estimulou o mercado a buscar alternativas mais viáveis e menos onerosas, para rentabilizar as verbas de marketing.  Segundo a definição de março de 2011 da Associação de Marketing Promocional (AMPRO), Marketing Promocional é comunicação de marca com objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos e serviços. Empresas como a ATAK – Idéias criativas veem dominando o espaço midiático da Indústria de Marketing Promocional por sua ousadia e criatividade.

As ideias são tão diferenciadas que empresas menores estão se espelhando no seu desenvolvimento para adquirir mais experiência. Robôs de 2,00 metros que falam, dançam, divulgam a marca pelo corpo e dizem seu nome é uma das apostas da Empresa, que já possui contratos fixos com Grandes nomes Empresariais, como Festival de Verão, Camarote Skol, Central Globo de Produção, G Barbosa, dentre outras. Há também outras formas de divulgações já proporcionadas pela Atak, como a Baby robô, o Touchman (pessoa com uma tela interativa anexada ao seu corpo onde os consumidores poderão acessar jogos e informações sobre o produto), Tapetes Interativo (Tapete touchscreen, cujo cada passo muda de cor, forma ou imagem.), Projeções (Cujo tamanho podem cobrir totalmente, por exemplo, o Elevador Lacerda, para anunciar uma marca), Atendente Virtual (Uma atendente em holograma, que fala e se movimenta. Usada para fazer as cerimônias de abertura de grandes eventos), dentre outros.

A verdade é que, além de ser uma empresa genuinamente Baiana, a Atak tornou-se referência Nacional em qualidade e inovações de marcas e produtos, conquistando a fidelidade de seus clientes e consumidores, que já chegam aos locais de divulgação na esperança de encontrar algo novo. O marketing promocional tem crescido, como ferramenta de comunicação e fidelização, para muitas maiores marcas do mundo. No Brasil, quase todas as grandes marcas trabalham com campanhas promocionais destinadas a atrair as pessoas para interagir com a empresa e a marca em troca da possibilidade de um relacionamento mais estreito, uma experiência, ou a possibilidade de ganhar um prêmio ou um benefício gratuito.

Com a fragmentação dos canais de comunicação, as marcas começaram a procurar novas formas de passar sua mensagem, comunicar seus valores e mostrar seus produtos. As suas mensagens e ofertas através de públicos-alvo. A prática de ações promocionais proporciona um relacionamento direto e a experiência de marca pelo consumidor. O marketing promocional tem várias modalidades. Entre elas: sampling, eventos, blitz, incentive de vendas, relacionamento e clubes de vantagens; entre outras. Os custos das ações de marketing promocional tendem a ser altos, já que exige estrutura física, logística, mão de obra, material impresso, e até mesmo produtos ou brindes para distribuir gratuitamente. Com a popularização da internet, tablets, notebooks e computadores, o marketing promocional se tornou mais barato, viável e ainda mais atrativo para as marcas. Por isso, naturalmente haverá uma aproximação cada vez maior entre o marketing promocional e o marketing digital. O marketing promocional tem crescido, como ferramenta de comunicação e fidelização, para muitas maiores marcas do mundo. No Brasil, quase todas as grandes marcas trabalham com campanhas promocionais destinadas a atrair as pessoas para interagir com a empresa e a marca em troca da possibilidade de um relacionamento mais estreito, uma experiência, ou a possibilidade de ganhar um prêmio ou um benefício gratuito. Com a fragmentação dos canais de comunicação, as marcas começaram a procurar novas formas de passar sua mensagem, comunicar seus valores e mostrar seus produtos. As suas mensagens e ofertas através de públicos-alvo. A prática de ações promocionais proporciona um relacionamento direto e a experiência de marca pelo consumidor. O marketing promocional tem várias modalidades. Entre elas: sampling, eventos, blitz, incentive de vendas, relacionamento e clubes de vantagens; entre outras. Os custos das ações de marketing promocional tendem a ser altos, já que exige estrutura física, logística, mão de obra, material impresso, e até mesmo produtos ou brindes para distribuir gratuitamente.

Com a popularização da internet, tablets, notebooks e computadores, o marketing promocional se tornou mais barato, viável e ainda mais atrativo para as marcas. Por isso, naturalmente haverá uma aproximação cada vez maior entre o marketing promocional e o marketing digital. Com o bom uso do Digital, uma ação de sampling, que distribui amostras de produtos em locais públicos, passa a contar com a seleção ativa de consumidores, clientes em potencial. Você não precisa distribuir sabão em pó no shopping Center, para todos que passam – sejam homens que nunca viram uma máquina de lavar ou até mesmo consumidores que usam diariamente o produto.

Porém nem tudo são rosa. A falta de regulamentação e a facilidade de execução de ações ilegais ou irresponsáveis é um grande problema e um desafio para o Mercado. Imagine que o único tipo de ação de premiação prevista em lei é o sorteio. Há regulamentação para sampling e também promoções do tipo comprou/ganhou. Mas outras modalidades como incentive de vendas ainda estão aguardando aprovação de normas e leis. Não bastasse este problema no marketing promocional, o marketing digital permite que qualquer um faça uma promoção instantaneamente. Basta publicar um texto rápido no seu Twitter e já temos uma promoção.

Mas aí mora um problema, e poderemos exemplificar agora o que precisamos melhorar em termos de percepção, aplicação e criação de normas, regras e leis. Para fazer um sorteio no Brasil, você precisa respeitar uma legislação vigente. Isso vale para qualquer tipo de ação que envolva sorte. Sendo assim, para sortear uma camiseta no seu perfil do facebook, você deveria contar com o registro da promoção na Caixa Econômica Federal ou utilizar-se de uma licença especial via título de capitalização. Está claro que ninguém faz isso. E vale para pequenas empresas, mas principalmente as gigantes, que vem fazendo mau uso do meio on-line, ignorando a legislação e alegando que o “meio” não é regulamentado. Sendo assim, podemos ver que há muito a se fazer para aproveitar os potenciais da união do digital com o on-line. Mas, mesmo assim, já é possível viver a realidade de que o digital só trouxe benefícios e, daqui para frente, não abandonará o marketing promocional.

Por: Carlos Vinícius Nascimento

http://atakeventos.com.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Criatividade

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