ESPAÇO MIDIÁTICO NO SHOPPING CENTER

Resumo

Atualmente um dos atrativos de um Shopping Center é a disponibilização de acesso gratuito à Internet. Uma iniciativa viável a custo baixo, o que a princípio não promove uma concorrência entre os diversos grandes centros de compras da cidade, mas a implementação desses espaços é uma novidade que pode ser encarada como uma forma de manter o cliente próximo do ambiente de mercado por mais tempo. Ao tempo que proporciona conforto, tornou-se também um elemento de vital importância.

Introdução

Inicialmente os computadores eram interconectados apenas através de cabos. Este tipo de conexão, no decorrer do tempo mostrou algumas limitações. Com o advento das mídias móveis tornou-se necessário uma conexão que acompanhasse a nova modalidade de suporte. Não mais movimentar o computador apenas até o limite de alcance do cabo; ambientes com muitos computadores podem exigir adaptações na estrutura do prédio para a passagem dos fios; em uma casa, pode ser necessário fazer furos na parede para que os cabos alcancem outros cômodos; a manipulação constante ou incorreta pode fazer com que o conector do cabo se danifique. Felizmente, as redes sem fio (wireless) Wi-Fi surgiram para eliminar estas limitações.

O uso deste tipo de rede tem se tornando cada vez mais comum em ambientes domésticos, corporativos, em instituições acadêmicas, e também em locais públicos, tais como livrarias, shoppings, aeroportos, bares e restaurantes, lanchonetes, hotéis, aeroportos, rodoviárias, escolas, universidades, escritórios, hospitais, etc. Para utilizar estas redes, basta ao usuário ter um laptop, smartphone ou qualquer dispositivo compatível com Wi-Fi.

Wi-Fi_ZONE_Logo

IMG_0518

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Wi- Fi

(WLAN – Wireless Local Area Network) Wi-Fi é um conjunto de specificações para redes locais sem fio baseada no padrão IEEE 802.11. O nome “Wi-Fi” é uma abreviatura do termo inglês “Wireless Fidelity“. É comum encontrar o nome Wi-Fi escrito como WiFi, Wi-fi ou até mesmo wifi. Todas essas denominações se referem à mesma tecnologia.

Com a tecnologia Wi-Fi, é possível conectar computadores e outros dispositivos compatíveis (smartphones, tablets, consoles de videogame, impressoras, etc.) que estejam próximos geograficamente. Estas redes efetuam a transmissão de dados por meio de radiofreqüência, dispensando o uso de cabos. Dentre as vantagens oferecidas por esse esquema podemos citar a utilização da rede em qualquer ponto dentro dos limites de alcance da transmissão; a inserção rápida de outros computadores e dispositivos na rede; evitando que paredes ou estruturas prediais sejam furadas ou adaptadas para a passagem de fios, o que por si só já é um grande avanço tecnológico pela promoção de agilidade e praticidade.

Conclusão

Decerto que equipamentos alinhados com a modernidade como os Shoppings Centers não poderiam ficar por fora desta nova ferramenta. Assim, praticamente em todos os Shoppings existe uma área reservada ao acesso da Internet através de redes sem fio para a conexão via celular, smartphones, lap-tops, e outros dispositivos disponíveis.

Os usuários desses espaços são pessoas as mais variadas, vão desde executivos a estudantes, gente comum em geral que costumam acessar a rede mundial de computadores seja por necessidade premente ou mero costume. Alguns checam suas agendas, outros conversam nas redes sociais, e outros ainda estão em pleno desenvolvimento de suas atividades profissionais.

Geralmente essas áreas se situam nas praças de alimentação, estratégia tal que faz com que o internauta sinta-se na obrigação de consumir, desde que ocupa uma mesa do restaurante, bar ou lanchonete.

Algum tempo atrás poderia parecer estranho tanta gente fazendo do bar um escritório, mas hoje, com a adesão maciça às novas formas de interação, ninguém mais estranha a concentração dos presentes voltadas para um suporte de mídia e quase que alheios ao meio ambiente real à sua volta.

Curiosidade

Algumas pessoas escolhem esses espaços por se sentirem livres e distantes do ambiente familiar, profissional, e até mesmo de pessoas impertinentes, para se conectarem secretamente. Negócios excusos como amantes, por exemplo, impelem-nos a se isolarem para usufruir de uma atmosfera mais propícia aos seus interesses. Para se manterem longe das críticas ou simplesmente se esconderem de possíveis contatos indesejados.

Este trabalho foi elaborado tendo como ponto de observação as áreas midiáticas dos Shoppings Iguatemi e Salvador Norte.

                                                                                                                                                                                             Por : Maurício Gramacho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s